segunda-feira, 4 de junho de 2012

TÓPICO 3 - TAREFA A - SAMSUNG



Empresa 0.0
Centro de Custo
Centralizada – Controlava tudo através de sua matriz na Coréia
Hierárquica (Sr. Lee Byung-Chul) e autoritória – A figura do dono era vista como grande líder da empresa
Altos custos de produção – Baixa tecnologia e processos não automatizados
Abrangência de várias áreas de produtos e serviços – A Samsung é uma empresa que cresceu através dos mais diversos ramos: Loja de Departamento, exportação de frutas e peixes, construção naval e até hospital. Vingou com a divisão de eletrônicos (Samsung Eletronics)
Baixa variabilidade – Pouca oferta de produtos para o consumidor (standartização)
Pouca flexibidade – empresa vertical



Empresa 1.0
Cadeia de Valores de Negócios
Processos na Internet – Empresa começa a ingressar na World Wide Web
Empresa achatada e distribuída – começa a ser descentralizada as decisões da empresa
Globalização – inserida no contexto global, seus produtos atingem todo o globo
Dinâmica – adapta aos novos ventos da globalização.
Outsourcing – Terceirização para diminuir custos
Especialização – Desenvolve especialidades (No caso, a Samsung se especializou com eletrônicos)



Empresa 2.0
Novos Modelos de Negócio
Sustentabilidade– Empresa pensa em meios de desenvolvimento sustentável.
Conectada – Empresa ligada na Web e nas redes sociais. (Facebook & Twitter)
Arquitetura orientada em serviços – Desvia o foco de vender commodities (mercadoria) para vender serviços (Empresa focada em vender aparelhos ANDROID e não apenas celulares).
Colaborativa – empresa se preocupa com a participação dos seus stakeholders
Web services – serviços Web 2.0 para seus produtos. (Aplicativos para ANDROID são em HTML5)
Baseada em talentos – A Samsung tem cerca de 25% de todos os PhD da Coréia do Sul



Fontes:

http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/samsung-no-limit.html

http://www.samsung.com/br/aboutsamsung/corporateprofile/history06.html

5 comentários:

  1. A Samsung claramente é uma empresa que esta dentro do contexto empresa 2.0
    mas acho que ainda falta uma interação maior com cliente de forma
    que este talvez possa interagir mais no processo de criação de novos aparelhos
    com sugestões. Isso talvez podesse ser feito através de um aplicativo no site
    onde o cliente pudesse personalizar o seu aparelho, dar sugestões ou coisa parecida.

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  2. A Sansung é uma empresa que está dentro do perfil de empresa 2.0. Utiliza as duas maiores redes sociais que são o Facebook e o Twitter. É uma empresa que pensa no futuro e procura desenvolver equipamentos sustentáveis, ou seja, se preocupa com o futuro. Está atenta ao mercado no futuro. Para se estabelecer no mercado de forma mais ampla e eficiente ela pode criar meios que favoreçam uma maior ligação entre ela e os seus clientes, de modo que eles possam contribuir mais para o desenvolvimento dos aparelhos.

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  3. A Samsung é uma empresa que faz bom uso das redes sociais. A empresa marca presença nessas ferramentas, sempre interagindo com seus clientes. Isso faz com que a empresa se torne referência no perfil de empresa 2.0. Toda essa interação com seu público faz com a marca seja uma das mais lembradas em seu ramo. E a recente preocupação ambiental da empresa faz com essa seja vista com bons olhos pelos seus consumidores e atraia o público que se preocupa com o desenvolvimento sustentável.

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  4. Considerada uma empresa 2.0 a Samsung sabe explorar muitos bem os tipos de mídias para apresentar os seus produtos e as novidades a eles relacionadas. Com produtos que quase sempre estão a frente de suas concorrentes a Samsung marca presença constante em redes sociais, tais como, facebook e o twitter. Em suas páginas tem-se links para seus perfis nesses softwares sociais.

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  5. É como o William Dougalas comentou,a Samsung sabe explorar muitos bem os tipos de mídias para apresentar os seus produtos e as novidades a eles relacionadas. Além de utilizar as redes sociais para fazer propaganda a Samsung poderia monitorá-la, no sentido de fazer um levantamento das eventuais(ou frequentes) queixas dos clientes com relação aos produtos e os seus respectivos suportes.

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