Empresa 0.0
|
Centro
de Custo
|
Centralizada – Controlava tudo
através de sua matriz na Coréia
|
Hierárquica (Sr. Lee Byung-Chul) e
autoritória – A figura do dono era vista como grande líder da
empresa
|
Altos custos de produção – Baixa
tecnologia e processos não automatizados
|
Abrangência de várias áreas de
produtos e serviços – A Samsung é uma empresa que cresceu
através dos mais diversos ramos: Loja de Departamento, exportação
de frutas e peixes, construção naval e até hospital. Vingou com
a divisão de eletrônicos (Samsung Eletronics)
|
Baixa
variabilidade – Pouca oferta de produtos para o consumidor
(standartização)
|
Pouca flexibidade – empresa
vertical
|
Empresa 1.0
|
Cadeia
de Valores de Negócios
|
Processos na Internet – Empresa
começa a ingressar na World Wide Web
|
Empresa achatada e distribuída –
começa a ser descentralizada as decisões da empresa
|
Globalização – inserida no
contexto global, seus produtos atingem todo o globo
|
Dinâmica – adapta aos novos
ventos da globalização.
|
Outsourcing – Terceirização para
diminuir custos
|
Especialização – Desenvolve
especialidades (No caso, a Samsung se especializou com eletrônicos)
|
Empresa 2.0
|
Novos
Modelos de Negócio
|
Sustentabilidade– Empresa pensa em
meios de desenvolvimento sustentável.
|
Conectada – Empresa ligada na Web
e nas redes sociais. (Facebook & Twitter)
|
Arquitetura
orientada em serviços – Desvia o foco de vender commodities
(mercadoria) para vender serviços (Empresa focada em vender aparelhos ANDROID e não apenas celulares).
|
Colaborativa – empresa se preocupa
com a participação dos seus stakeholders
|
Web services – serviços Web 2.0
para seus produtos. (Aplicativos para ANDROID são em HTML5)
|
Baseada em talentos – A Samsung
tem cerca de 25% de todos os PhD da Coréia do Sul
|
Fontes:
http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/samsung-no-limit.html
http://www.samsung.com/br/aboutsamsung/corporateprofile/history06.html
A Samsung claramente é uma empresa que esta dentro do contexto empresa 2.0
ResponderEliminarmas acho que ainda falta uma interação maior com cliente de forma
que este talvez possa interagir mais no processo de criação de novos aparelhos
com sugestões. Isso talvez podesse ser feito através de um aplicativo no site
onde o cliente pudesse personalizar o seu aparelho, dar sugestões ou coisa parecida.
A Sansung é uma empresa que está dentro do perfil de empresa 2.0. Utiliza as duas maiores redes sociais que são o Facebook e o Twitter. É uma empresa que pensa no futuro e procura desenvolver equipamentos sustentáveis, ou seja, se preocupa com o futuro. Está atenta ao mercado no futuro. Para se estabelecer no mercado de forma mais ampla e eficiente ela pode criar meios que favoreçam uma maior ligação entre ela e os seus clientes, de modo que eles possam contribuir mais para o desenvolvimento dos aparelhos.
ResponderEliminarA Samsung é uma empresa que faz bom uso das redes sociais. A empresa marca presença nessas ferramentas, sempre interagindo com seus clientes. Isso faz com que a empresa se torne referência no perfil de empresa 2.0. Toda essa interação com seu público faz com a marca seja uma das mais lembradas em seu ramo. E a recente preocupação ambiental da empresa faz com essa seja vista com bons olhos pelos seus consumidores e atraia o público que se preocupa com o desenvolvimento sustentável.
ResponderEliminarConsiderada uma empresa 2.0 a Samsung sabe explorar muitos bem os tipos de mídias para apresentar os seus produtos e as novidades a eles relacionadas. Com produtos que quase sempre estão a frente de suas concorrentes a Samsung marca presença constante em redes sociais, tais como, facebook e o twitter. Em suas páginas tem-se links para seus perfis nesses softwares sociais.
ResponderEliminarÉ como o William Dougalas comentou,a Samsung sabe explorar muitos bem os tipos de mídias para apresentar os seus produtos e as novidades a eles relacionadas. Além de utilizar as redes sociais para fazer propaganda a Samsung poderia monitorá-la, no sentido de fazer um levantamento das eventuais(ou frequentes) queixas dos clientes com relação aos produtos e os seus respectivos suportes.
ResponderEliminar