Texto Conclusivo.
Os noticias tem um ponto comum, a diversidade e maleabilidade
que o HTML5 proporciona e a atuação disso nas aplicações.
Ao ler as noticias percebe-se que a ferramenta possui uma
versatilidade muito grande, de modo que mesmo estando na fase BETA e com a
previsão de finalização apenas em 2014, já possui uma utilização grande e
promete resolver problemas que não tem solução atualmente.
Dentre as principais funcionalidades da ferramenta,
destaca-se o playback de vídeos sem a necessidade de plugin, integração de animações
com navegadores de maneira simples e não encapsulada, compatibilidade crusada
com os diversos navegadores, entre outras.
Esses fatores levam ao sub-tema escolhido, que são as
aplicações. Hoje a internet abriga inúmeras categorias diferentes de sites e
webapps, que consequentemente produz necessidades variadas e ai que o HTML5
promete brilhar, de modo que vai permitir realizar as mesmas tarefas que são realizadas
atualmente com menor “custo” e ainda trazer novidades devido à arquitetura maleável
que possui.
Um exemplo disso é a criação de um webapp do MSN que integra
musicas à famosa galeria online Flick. Essa integração gera novas possibilidades
que o atual competidor não tem capacidade, pelo menos até o presente momento,
de oferecer. Outro grande feito é a capacidade de tocar vídeos sem plugin, que
faz com que a interação com o usuário final seja mais amigável e
consequentemente mais prazerosa, pois o usuário é servido, sem precisar
preocupar em baixar e instalar um plugin para que depois seja necessário reiniciar
o navegador e carregar o conteúdo novamente.
Destaque também para a adoção da Nike e do Hakim. No caso da
Nike, a adoção da ferramenta mostra que ela apresenta essa agregação de valores,
pois mesmo em sua fase BETA já pode ser utilizada em escala comercial. No caso
do Hakim o fato interessante é que ele é uma plataforma de experimentos
diversos da ferramenta, que tem um crescimento recorde e chama a atenção pelos
experimentos diversos e inusitados.
Mas mesmo com essas vantagens, é preciso demonstrar as
desvantagens que o HTML5 carrega em sua estrutura. A ferramenta não se adaptou
bem ainda as animações 3D que é um grande problema, pois com a difusão das
diferentes técnicas de produção de sites e de marketing, essa opção é
amplamente utilizada. No quesito jogos também é um grande peso pois também com
a evolução é necessário que seja aperfeiçoado as animações 3D para poder
extrair todo o potencial dos jogos.
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